Ambiente Tecnológico Ideal

Ambiente Tecnológico Ideal

Trabalhar com informações e documentos digitais é algo extremamente delicado, principalmente para empresas que possuem todos os seus dados salvos em computadores. E a situação é ainda mais delicada quando essa informação é compartilhada entre dois ou mais computadores. Nesse caso, é fundamental que exista uma organização interna, evitando, assim, a chance dos arquivos e dados se perderem.

Para resolver todas as questões de organização e segurança, as empresas investem, cada vez mais, na montagem e manutenção de servidores, estruturas de backups, firewalls e anti-vírus.

Mas, afinal, qual o ambiente ideal para bom desempenho e segurança dos dados?

Servidor

Sem dúvidas, o primeiro ponto é a configuração do servidor. É sempre recomendado a utilização de uma máquina exclusiva e sem acesso a “usuários comuns”.

Recomendamos a utilização de computadores criados com a finalidade operar apenas como servidor. O investimento, nos dias atuais, já não é mais tão caro como no passado.

Uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, a Dell, por exemplo, tem servidores a partir de R$ 3.999,00. Confira neste link algumas opções.

Claro que você pode optar por outros computadores, mas recomendamos que consulte sempre um técnico capacidade. Na dúvida, fale com a gente.

Backup

Já imaginou se o HD do seu servidor queimar? E se sua empresa sofrer um roubo e o servidor for levado? Como recuperar as informações de anos de trabalho? A única solução é: Backup.

É preciso ter rotinas agendadas no próprio para que este crie cópias do banco de dados e de seus arquivos. Esta rotina precisa ser verifica periodicamente, bem como a integridade dos dados que ela copia.

É recomendável também que sua empresa mantenha cópias em mídias externas. Para isso, pode-se utilizar DVD, pen drive, HD externo ou servidor remoto como MEGA, iCloud, OneDrive, Google Drive ou DropBox, por exemplo. Outras formas também podem ser eficazes. Pesquise a respeito.

Quanto mais cópias houverem, menores serão as chances de perder alguma informação.

Mais uma vez, é altamente recomendável que consulte um técnico da área, para evitar maiores problemas no futuro.

Rede

Não há de se dizer que uma rede sem fio não seja extremamente prática! Mas, por outro lado, a velocidade de tráfego nessas redes não é satisfatória quando o assunto é utilização para a troca de informações entre seus computadores e seu servidor.

Sempre que possível, utilize rede cabeada, com cabos de boa qualidade. Os cabos de categoria 5 ou 6 são os mais eficientes e resistentes.

Desta forma, a velocidade na troca de dados entre seus computadores e o servidor será muito superior à rede wi-fi.

Claro não estamos dizendo que não deva ter uma boa conexão wi-fi em sua empresa, afinal, a opção cabeada não oferece o acesso a dispositivos móveis, como celulares e tablets, cada vez mais adotados no mundo corporativo.

E oferecer acesso à internet para seus clientes é fundamental nos dias atuais.

E para finalizar…

Quando estamos doentes, procuramos um médico. Se nosso carro estraga, vamos à oficina mecânica.

Cara área tem seu especialista e no mundo da informática não é diferente. Consulte um antes de tomar qualquer decisão e os riscos serão minimizados.

Acredite, você não vai querer acordar e perceber que perdeu toda a informação de sua empresa por falta de backup ou ver que seu cliente não será atendido por pane na sua rede ou em um de seus computadores.

Tome todos os cuidados possível e bons negócios.

Sê o primeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *